segunda-feira, 5 de maio de 2014

PEAS Juventude - Programa Educacional de Atenção ao Jovem



O Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS Juventude, tem como objetivo complementar a formação escolar dos jovens através de ações de caráter lúdico-educativo que dinamizem a sua integração com o mundo, através da tomada de decisões assertivas que possam subsidiar a construção de seus projetos de vida, em harmonia com a sociedade onde estão inseridos.

                                           “Nem sempre podemos construir o futuro 
                                          para nossa juventude, mas podemos construir 
                                                       nossa juventude para o futuro 




Publico Alvo
É dirigido aos alunos do das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio nas escolas estaduais de Minas Gerais.

ROTEIRO 3 – JUVENTUDE E FORMAÇÃO CIDADÃ
1º ENCONTRO – 26/03/2014 - Apresentação do Projeto aos alunos.


2º ENCONTRO – 01/04/2014 – Oficina e estudo do ECA.









3º ENCONTRO – 08/04/2014 – Oficina e estudo do ECA.



4º ENCONTRO – 15/04/2014 – Oficina e estudo do ECA.














5º ENCONTRO – 22/04/2014 – Confecção do Mural.





6º ENCONTRO – 29/04/2014 – Dinâmica com o vídeo “De doer a alma” – sobre preconceito e racismo e também o vídeo “Clip Movimento pela Cidadania”.




7° ENCONTRO - 06/05/2014 - Entrega de camisetas do PEAS



8°ENCONTRO - 15/05/2014 - Visita no CESEP



DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS VISITA NO CESEP




"Fomos recebidos pelos agentes, pelo coordenador Farley e a Psicologa Kátia que nos mostraram como era as alas e o pátio onde eles fazem a recreação. Nos contou também que a Psicologa é a única que fica sozinha com eles dentro de uma sala para ouvir o que eles tem a dizer."
Giovana Martins Oliveira - 8° Ano B

      "Quando fui naquele lugar eu fiquei muito triste 
porque lá é tudo fechado, todos os lugares tem grade, o bom deles é que eles estudam. 
Deve que eles choram todos os dias."
João Victor Ribeiro Alves - 7° Ano D

" A sensação é muito ruim para todos e não desejo ninguém ir para lá. Mas todos estão lá por culpa deles mesmos." 
Emanuelly - 6° Ano A



"Eu não tinha muita noção de como seria o ambiente, até por que foi uma sensação um pouco desconfortável, lá não é um ambiente para qualquer pessoa. Como medida de proteção as janelas possui grades, as portas cadeados e ainda os vários agentes para vigiar, lá é um lugar muito sério sem nenhuma brincadeira e com regras impostas pelo diretor Farley."
Rafael S. Dornelas 3° Ano B


"Com a visita ao CESEP, me senti muito mal parecia que estava num pesadelo - ouvir as celas batendo me dava medo, parecia que estava me aprisionando. Com o que a Dra. Kátia e o Dr. Farley nos falou espero que nunca, nunca vou para lá. A partir de agora vou dar mais valor a vida, minha casa e liberdade."
Maria Eduarda de Sousa Nogueira - 7° Ano C


"Eu achava que era uma casa normal mais é pior que uma cadeia. do lado de fora eu achei normal, mais na hora que eu entrei na cela me bateu um arrepio, é uma sensação horrível."
Sthefane - 8° Ano B

"... Ao chegar lá a sensação foi muito estranha, lá é muito fechado tem grades para todo lado, não tem ventilação o cheiro de mofo é muito forte." Marianne Silva Melo - 3° Ano C

"... Conhecemos as celas onde os "presos" ficam, são duas beliches simples com colchões finos,  o vaso é dentro do chão um pouco ao lado o chuveiro e a frente a torneira de plástico. Os adolescentes ganham um kit higiene onde até o cabo da escova é cortado. Conhecemos a sala de estudos e em seguida o pátio. foi uma visita desagradável, uma sensação horrível. O diretor explicou que se eles não aproveitarem a liberdade de maneira correta, lá eles tentam mudar a mente dos adolescentes." Fernanda Fonseca Simões 8° Ano A

9° ENCONTRO 27/05/2014 - Projeto Valores


















10° ENCONTRO 03/06/2014 - Visita na Casa Lar
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos os comentários. Volte Sempre!