terça-feira, 19 de dezembro de 2017

II Noite Literária - 2017

É sabido que cada escola, para exercer sua função social deve garantir a todos, condições de viver plenamente a cidadania, deve conscientizar-se de sua responsabilidade em propiciar aos seus estudantes o desenvolvimento de habilidades nos diferentes níveis cognitivos. É importante fazer um trabalho constante de reflexão, repensando sua prática pedagógica constantemente no espaço escolar, refletindo sobre a atuação de cada um e levá-los a assumir sua responsabilidade pela aprendizagem dos estudantes.

O estudante, para conquistar e ampliar seu espaço precisa desenvolver habilidades e dominar competências que se associem e se integrem a sua realidade, sendo capaz de interpretar e produzir textos, demonstrando habilidades de análise e de expressão escrita, a partir dos diversos gêneros literários e expressando sua criatividade.

O projeto Noite Literária é a concretização de algumas ideias que surgiram da necessidade de incentivar os estudantes a praticar a leitura, a escrita e outras produções, entendendo que se trata de um instrumento significativo para sua formação integral.

Percebe-se que muitos estudantes não têm o hábito da leitura e isso geralmente é justificado com o argumento de não gostarem de ler. Pensando nisso, a equipe de professores da área de códigos e linguagens lançou um desafio: estimular para que os estudantes leiam de forma prazerosa, que sejam autônomos e busquem o que querem ler, seja em sala, debaixo de uma árvore, na biblioteca, em casa, ou no laboratório de informática, entre outros. E como a prática dessa leitura possa aprender a pesquisar e transmitam os trabalhos por meio de produções textuais, visuais e teatrais, integrando valores humanos e cristãos relacionados a contextos sociais, políticos, econômicos e culturais.

Quando se fala em incentivo à leitura pensam-se automaticamente nos professores de Língua Portuguesa e Redação. Porém sabemos que uma aprendizagem significativa ocorre com o trabalho interdisciplinar entre professores das diferentes áreas do conhecimento, por isso o projeto Noite Literária é desenvolvido de maneira interdisciplinar a partir dos componentes curriculares da área de códigos e linguagens (Português – Redação – Inglês – Espanhol – Artes – Educação Física – Música – Ensino Religioso).

Assim, espera-se a construção de conhecimentos discursivos, linguísticos e artísticos que propiciem ao estudante a ampliação progressiva de sua capacidade de ouvir, falar, ler, escrever e apresentar, de maneira crítica e autônoma, assegurando-lhe tornar-se um estudante verdadeiramente participativo. 

A noite literária aconteceu no dia 24/11/2017 e contou com a participação dos alunos, pais, funcionários da escola e a comunidade local.

















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos os comentários. Volte Sempre!